A empresa que conquistou as novelas
A empresa que vamos destacar neste espaço esta semana é a Toalhas Atlântica. Fundada como tecelagem em 1979 por Antônio Ogliari, através dos anos a Atlântica vem construindo uma sólida e inspiradora história de sucesso. Inovação e criatividade soma-se para formar o segredo que torná-la a empresa de destaque no setor econômico que é hoje.
“Ela nasceu como uma tecelagem e tinha toda sua produção voltada para os teares, na fabricação de produtos felpudos. De uns quinze anos pra cá, o Grupo Atlântica se desenvolveu, tendo hoje uma tecelagem, fiação, uma tinturaria para fazer o beneficiamento dos produtos, além da linha de cama em malha que produzimos em Botuverá e que completa a nossa linha. Hoje, então, nós produzimos produtos para cama e banho”, explica Rosimar Comandolli, gestor comercial.
Segundo ele, diferente de tempos passados, trabalhar com cama e banho, hoje em dia, requer incluir um forte conceito de moda nos produtos. No caso dos produtos elaborados pela Toalhas Atlântica, o diferencial reside na fabricação de peças que, além da qualidade comprovada, ressaltam cores vibrantes, encantam o consumidor final. Daí a ideia que fez brotar o lema “Tem as cores do Brasil”.
“Pode se dizer que as toalhas foram as propulsoras deste sucesso no início e, na sequência, já vieram os roupões e os jogos de toalhas. Hoje as pessoas se presenteiam com kits completos, com extremo bom gosto e bem montados”, prossegue Comandolli.
O diferencial da Atlântica, segundo o gerente comercial, está na quantidade de produtos que se destacam no mercado têxtil. Tanto que algumas peças são exibidas com freqüência nas novelas da TV Globo e Record. Gralmente em cenas que mostram as pessoas no pós banho, seja com toalhas de praia, saídas de banho tomara que caia – produto exclusivo da empresa brusquense - ou até mesmo os roupões.
A tendência, hoje em dia, é de as pessoas passarem cada vez mais tempo em casa. Com esse pensamento, foi criada a Casa Atlântica, espaço adquirido pela empresa e que foi totalmente restaurado, servindo como show room permanente e local de atendimento aos clientes. Um espaço que, com certeza, cativa quem por ali passa, mostrando os belos produtos confeccionados pela empresa, em harmonia com a natureza presente, reforçando o conceito de sustentabilidade.
A empresa possui atualmente um quadro de 600 empregados e atua fortemente no mercado de exportações. “As exportações acontecem, hoje, basicamente no Mercosul. Mandamos nossos produtos para o Uruguai, Paraguai e Chile. O mercado europeu está sendo sondado, mas isso é algo que não levamos com prioridade. Nossa prioridade é atender os clientes do nosso país”, completa Rosimar.
Para ele, no Brasil está acontecendo um processo de desindustrialização, ocasionado pelas importações. Para sobreviver a esse contexto, a empresa precisa ser criativa. Segundo ele, a Atlântica consegue ser ágil, ao mesmo tempo em que consegue planejar um futuro dentro de sua linha de coleções que faz o encantamento do cliente.